Salto Angel

4 Janeiro, 2018

Salto Angel, a maior cachoeira do mundo.

O Parque Nacional Canaima tem uma combinação perfeita entre magia e realidade, com suas impressionantes formações milenares chamadas de Tepuy. Seus inumeráveis rios, quedas d’água, lagoas, selvas e savanas distribuídas como um mar verde, nos enfeitiçam à medida em que o visitamos. Nesta dádiva da natureza, encontramos uma floresta bastante interessante, compondo uma fauna rica em espécies endêmicas (exclusiva deste ambiente), que vivem em harmonia com os indígenas da etnia pemon. Sua cultura ancestral, artesanato, folclore e gastronomia retratam o testemunho vivente da história local.

É neste mosaico de belezas naturais que está localizada a incrível cachoeira do Salto Angel, a mais alta do mundo, com 979 metros de queda d’água. No local há ainda outras formosas quedas d’água e a Lagoa de Canaima que nos convidam a tomar um refrescante banho em suas praias de areia branca.

Este Parque situa-se no extremo sudeste da Venezuela, ao sul do Rio Orinoco, no município Grande Sabana do Estado Bolívar, sendo decretado Parque Nacional em 12 de junho de 1962. Possui 3 milhões de hectares, ocupando a segunda maior área natural protegida na Venezuela e a sétima no mundo.

Curiosidades sobre o Salto Angel
As cataratas do Anjo ou Salto do Anjo, é uma tradução incorreta já que o nome “Angel” é pelo seu descubridor, Jimmy Angel; portanto, o nome correto, ainda em português deve ser Salto Ángel. Dito salto, forma a maior cachoeira do mundo, com seus 979 metros de altura e uma queda sem interrupção de 807 metros. Localizam-se em um rio sem nome, afluente do Rio Caroni, no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela.

Embora vistas pela primeira vez no início do século XX pelo explorador Ernesto de Santa Cruz, as cataratas não eram conhecidas pelo mundo até sua descoberta oficial pelo aviador estado-unidense James Crawford Angel, durante um voo à procura de ouro, em 1937. No entanto, os índios Pemons já as conheciam havia bastante tempo, e chamavam-nas Churun Meru.

A altura oficial foi determinada por uma pesquisa da National Geographic Society em 1949 (veja Jungle Journey to the World’s Highest Waterfall por Ruth Robertson). O livro de David Mott, Angels Four, relata a primeira escalada bem-sucedida pela face do Auyan Tepui (A montanha do Mal) até o topo das cataratas. As cataratas são uma das principais atrações turísticas da Venezuela.

Como chegar
“Salto Angel não é a única queda d’água gigantesca da região”, conta Miragaia. “Há outras, como Sapito, Nadaima e Golondrina, com variações de 300 a 700 metros de altura”. Dá ara ir de avião até as proximidades, partindo de Caracas ou Ciudad Bolívar, que é a cidade grande mais próxima. Várias agências oferecem um pacote completo. Mas o último ponto onde se pode chegar por terra é Paraguá. A partir daí, os barcos são a melhor opção, percorrendo os rios Caroni, Carrao e Churum. De quebra, haverá um trecho de caminhada. “Dá pra chegar de helicóptero”, ressalva Miragaia. “Mas você perderá o melhor do passeio”.

 

Monte seu Roteiro
Nós oferecemos o pacote e você pode montar o roteiro como quiser.

 

Postado no Blog, Você Sabia? por Aquarius Viagens

Deixe um comentário